Programação

                      10/05                       11/05                            12/05                      13/05
                  Quinta-Feira          Sexta-Feira                     Sábado                 Domingo

Manhã      Chegada das               Painel 1                         Painel 2               
                       delegações                Análise da                     Economia                 Vivências
                                                               Amazônia                        Verde

Tarde    Credenciamento        Painéis Paralelos                                            Socialização

                                                             Apresentação                  Oficina               das vivências.
                                                             de trabalhos                                                     Avaliação e
                                                                                                                                         Encerramento.

Noite        Mesa de abertura     COREEF-NO                    Painel 3
                                                                                                          Formação
                                                                                                          Profissional





 Ø  Painel 1: Históricos e grandes projetos na Amazônia: O que foi o desenvolvimento.
Conteúdo: Histórico de formação da região (como surge o nome, o contexto; Colocar os ciclos produtivos (borracha, cacau, ervas do sertão) Grande projeto de infra-estrutura para a Amazônia; Atualmente nas diversas frentes: Mineração, pecuária, usinas hidrelétricas, trans-amazônica, dendê, economia verde, etc.

 Ø  Painel 2: Economia Verde
Conteúdo: Entender as bases teóricas que fundamentam o TEEB – Teoria Econômica dos Ecossistemas e da Biodiversidade. Qual o contexto que essas propostas são formuladas. Colocar a questão da apropriação das riquezas e do território pelas grandes empresas. Histórico desse processo dentro da ONU. Proposta enquanto saída para a crise capitalista. Colocar as políticas compensatórias: PSA’s, REDD’s, MDL. Rio + 20 no Brasil, perspectivas e desafios. Alternativas que vem sendo construídas pelos povo para a Rio + 20. Desafios para a engenharia florestal e para a ABEEF. Construção da Aliança com os MS’s 

 Ø  Painel 3: Formação Profissional e o contexto da engenharia florestal na Amazônia
 Conteúdo: Entender o surgimento da Engenharia Florestal, quais foram  as demandas da sociedade para sua criação? Trazer histórico (1º escola na Alemanha, como que chega ao Brasil, contexto histórico de nosso país), abordar as várias áreas de atuação, colocar a necessidade da ética profissional independente de qual área específica de atuação, necessidade de se ter uma visão olística da engenharia florestal, trazer os desafios da engenharia florestal na Amazônia, necessidade de estar organizado independente de onde estiver atuando, a ABEEF enquanto ferramenta da formação de um profissional crítico e atuante.

Vivência do I Encontro Regional de Estudantes de
Engenharia Florestal

As vivências são aonde ocorre à troca de experiências, estas são importantes para o desenvolvimento de uma formação diferenciada que traga elementos da realidade agrária política, sócio-econômica e cultural brasileira, acontecem em áreas dos Movimentos Sociais Populares e propiciando uma relação direta com os pequenos agricultores e ribeirinhos da região. As vivências se diferenciam das visitas técnicas padronizadas pois não ficam apenas na observação e absorção dos elementos necessário, tendo uma relação de interesse, estas buscam um envolvimento dos estudantes com a realidade vivida, seja através do trabalho prático ou na relação direta com os camponeses.
Busca resgatar o real papel da formação profissional dos estudantes das Ciências Agrárias e principalmente o senso crítico pertinente à realidade colocada no campo e na cidade compreendendo assim qual é o seu papel enquanto profissionais.
Além dos elementos relacionados ao campo, busca explicitar a relação entre os problemas agrários e os enfrentados no âmbito urbano, fomentando o debate acerca da questão agrária e urbana na universidade, incentivando uma relação do estudante com a sociedade para contribuir com seu desenvolvimento no processo coletivo de construção do conhecimento.
Ø  Objetivo:
ü  Fazer o estudante vivenciar a realidade do campo e da cidade;
ü  Propiciar a relação entre os estudantes e camponeses\Agricultores;
ü  Articular a relação entre a instituição (UFRA) e as Entidades Sociais Organizadas;
ü  Trazer os reais desafios da engenharia florestal para a universidade;
ü  Tentar entender melhor um contexto do estado do Pará;

Ø  Proposta de Programação:


Domingo – 13/05/2012
Manha
06:00 – Saída de Belém para as áreas de vivencias.
Tarde

14:00 – Retorno para a UFRA
16:00 – Socialização das vivencias
17:30         Avaliação do I EREEF
Noite
Saída das delegações de Belém

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