Organizadores

ABEEF – Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal


A Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal - ABEEF, fundada em 03 de abril de 1971, entidade sem fins lucrativos, surgiu da necessidade de representar e articular nacionalmente os estudantes de Engenharia Florestal. Inicialmente vinculada à União Nacional dos Estudantes – UNE, ao longo de sua história ergueu diversas bandeiras em defesa de uma sociedade justa, igualitária e que utilize os recursos naturais de forma equilibrada.
Através de diversas atividades, eventos e campanhas, a ABEEF vem trabalhando nas universidades para que os estudantes de Engenharia Florestal tenham uma formação critica e política, acreditando que esta deva ter sua formação voltada para atender a necessidade da sociedade.
Para tanto, atualmente a Associação vem atuando junto aos movimentos sociais populares por entender que esta parceria proporciona aos estudantes uma maior compreensão de sua atuação, principalmente na área da engenharia Florestal.

PET - Programa de Educação Tutorial


     O Programa de Educação Tutorial é destinado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das IES. O apoio é concedido ao curso por um período indeterminado, e ao bolsista até a conclusão da sua graduação, desde que obedecidas as normas do Programa constantes neste documento.
       O PET é integrado por grupos tutoriais de aprendizagem. O Programa busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Neste sentido, espera-se proporcionar uma melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.
O Programa de Educação Tutorial constitui-se, portanto, em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação que têm sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Com uma concepção baseada nos moldes de grupos tutoriais de aprendizagem e orientada pelo objetivo de formar globalmente o aluno, o PET não visa apenas proporcionar aos bolsistas e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade. Assim, a médio e longo prazos, a SESu espera fomentar a formação de profissionais de nível superior, nas diversas áreas do conhecimento, dotados de elevados padrões científicos, técnicos, éticos e com responsabilidade social, nas diversas áreas do conhecimento , que sejam capazes de uma atuação no sentido da transformação da realidade nacional, em especial como docentes e pesquisadores pós-graduados em áreas profissionais.
 

2 comentários:

  1. olá, sou estudante de Engenharia Florestal da UFPI e gostaria de saber como vão ficar a questão da estadia, se vai ficar por conta de cada um dos alunos, ou se a UFRA vai disponibilizar algum lugar para os alunos de fora? e também se esse encontro so valerá para aqueles que tiverem trabalhos para serem apresentados? obrigada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Cielle,
      sobre estadia, nos confirmamos o alojamento na própria universidade junto da alimentação, e a temática do encontro não envolve apenas a apresentação de trabalhos, mas também promover a integração dos estudantes da região e também o debate sobre as demais temáticas, que nos envolve quanto estudantes e profissionais, que não temos nas salas de aula. ficaremos felizes de termos representantes de vários lugares, abraço.

      Excluir